História

O grupo ESAD iniciou em abril de 2001, quando foi realizado um seminário de treinamentos para lideres, que contou com a participação de 28 pessoas. Em agosto do mesmo ano aconteceu a formatura de 12 lideres e oficialmente foi fundado, inicialmente como um departamento responsável pelos adolescentes da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, denominado ADAD – Adolescentes da Assembléia de Deus. Como tal, organizou reuniões semanais nas dependências da própria igreja, onde reunia aproximadamente 80 crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos, com o objetivo de integrar e compreender qual a demanda para se iniciar atividades apropriadas.

Desses encontros surgiu, em Fevereiro de 2003 a necessidade da realização de atividades externas, ao ar livre, e com isso organizou-se um grupo escoteiro, denominado ESAD – Escoteiros da Assembléia de Deus, e os encontros passaram a ser realizado nas dependências da Escola de Educação Básica Profº Nelson Horostecki. Porém, houve muita resistência de outros grupos escoteiros em nosso município, em reconhecer a aceitar nosso modelo de trabalho, em virtude do grupo estar organizado e funcionando segundo princípios bíblicos e não os específicos da organização escoteira.

Após análise, discussão e reflexão dos objetivos do grupo,e das dificuldades enfrentadas, decidiu-se por transformá-lo, em janeiro de 2005, em um programa educativo e abrir mão do modelo escoteiro. Utilizando a mesma sigla ESAD, passou a significar Educar, Servir e Amar a Deus.

As atividades do grupo foram sendo diversificados ao longo do tempo, incluindo acampamentos, viagens, retiros, atividades em praças e instituições diversas de nosso município.

Em Abril de 2008, visando oficializar juridicamente as atividades do grupo, fundou-se a Associação Educacional Ágape, e o ESAD passou a ser um programa dentro desta associação.

A “ÁGAPE” é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, com duração por tempo indeterminado, tendo como principais objetivos desenvolver atividades da área do ensino, atuando nas diferentes faixas etárias do ser humano, com o propósito fim de melhorar a qualidade de vida dos participantes; promovendo ações educacionais, sociais e culturais, oferecendo cursos, treinamentos e outros eventos afins, visando o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes.