Princípios

O ESAD é um programa interdenominacional, formado por voluntários cristão e atende crianças e adolescentes. Com uma metodologia de trabalho que visa desenvolver o caráter de Cristo nos alunos e líderes, são aplicados como base sete princípios bíblicos:

Reconhecer a soberania de Deus - Deus é soberano criador de todas as coisas. O poder, o controle de tudo está no Senhor. A sua vontade é acima de tudo. (Salmos 24.1; Êxodo 15.18)
Buscar o caráter de Cristo - Deus quer nos fazer parecidos com seu filho Jesus Cristo. Jesus quando esteve na terra demonstrou ter um caráter irrepreensível,  perfeito. Por isso devemos seguir seu exemplo.( II Corintios 3.18; Gênesis 1.26)
Desenvolver a mordomia - Cuidar das coisas que Deus criou e daquilo que Ele nos deu. ( Gênessis 2.15; Colossenses 3.23)
Semear e colher o melhor - Todos os atos tem suas consequências; se semearmos o bem colheremos coisas boas, se semearmos o mal, colheremos coisas ruins. (Gálatas 6.7)
Desenvolver autogoverno - Devemos ter o controle de nossas atitudes e vontades, segundo o que Deus quer para nós. ( Provérbios 25.28; Romanos 6.12)
Respeitar a individualidade - Cada pessoa tem sua importância e é um ser único para Deus. Ele formou cada detalhe nosso com muito amor e dedicação, justamente para sermos diferentes uns dos outros e é isso que nos torna tão especiais. (Gênesis 1.27)
Promover a união de todos - Devemos ter respeito, sermos colaboradores uns dos outros, vivermos em harmonia, mesmo com nossas diferenças. ( Jó 42.10; Salmos 133.1)